Entretenimento, Filmes

Na Telona: Concussion

by Mani Piñeiro-
na-telona-concussion

Atenção para esse filme!

Baseado em fatos reais, Concussion, que será lançado no Brasil como “Um homem entre gigantes”, é um filme polêmico e, sem dúvidas, muito corajoso.

Aproximadamente 6 anos depois da publicação de um artigo que causou um enorme desconforto à NFL, o pesadelo da corporação retorna, agora, como filme e com uma abrangência muito maior.

MP_MV_concussion 01

Escrito e dirigido por Peter Lenadesman, Concussion relata a história do Dr. Bennet Omalu (Will Smith), um patologista forense (especializado em neuropatologia) nigeriano que vive em Nova York e foi o responsável pela autópsia do Mike Webster, um jogador de futebol americano que foi encontrado morto no seu carro. Bennet, a princípio, não encontra nenhum motivo significativo para a sua morte durante os exames e, intrigado, opta por fazer um exame no cérebro do jogador o qual ele acredita que trará revelações, acredita tanto que paga do próprio bolso para que os exames sejam feitos.

Resultados em mãos, Dr. Omalu descobre que Webster sofreu uma concussão no crânio que pode ter levado ao enlouquecimento do jogador e à sua morte. E essa concussão, ao que tudo indica, é resultante dos enfrentamentos entre jogadores durante uma partida de futebol americano.

1009-GQ-FB05.02Dr. Bennet Omalu – Fonte: GQ

Essa é a primeira de uma série de mortes com jogadores da NFL (National Football League – para facilitar, compare com a FIFA do futebol, porém com muito mais força dentro dos EUA) e todas elas apresentam o mesmo resultado na autópsia:  CTE – Chronic Traumatic Encephalopathy / Encefalopatia Traumática Crônica.

Omalu começa, então, a luta dele para ser ouvido pela NFL, esperando que alguma atitude seja tomada pela Corporação, na tentativa de evitar que futuras gerações cometam o mesmo erro e venham a sofrer do mesmo trauma.

MP_MV_concussion 03

O filme aborda um tema muito delicado dentro dos EUA. A força da NFL é indiscutível dentro do país e, seguramente, foi preciso muita coragem não só do Peter para escrever e dirigir a obra, como também do Will Smith por associar seu nome a um filme que aborda um tema tabu.

O filme foi baseado em um artigo publicado pela GQ (Gentlemen’s Quarterly) Magazine em 2009 que, assim como o filme, merece ser lido. Confere aqui!

Assitam esse filme!! Façam esse favor a vocês!

Extra: Já existe um estudo para acompanhamento do mesmo trauma em jogadores de futebool (não americano). Um artigo foi publicado na revista Neurosurgery de Janeiro de 2012, escrito por Edward Benzel e Alejandro Spiotta, no qual eles alertam para a possibilidade de ETC nos jogadores. “A ETC seria devido ao acúmulo de microtraumas(concussões) que levariam ao processo de atrofia cerebral similar ao que ocorre na doença de Alzheimer. Acometeria principalmente o córtex das regiões frontal e temporal do cérebro”. Agora basta brigar com a FIFA. rsrs

 

Bye, Thcau!

=*

Comments

comments

Mani Piñeiro

Comments

comments

  • Pingback: Wrap Up || Resumão De Janeiro – MANI_PIÑEIRO()

  • Lisiane Oestraich

    Quero assistir, ainda não tinha lido sobre… fiquei curiosaaaaa <333

    http://www.blahoestraich.com.br

  • Natasha Romaszkiewicz

    Nossa!!!! Mani, fiquei MUITO curiosa pra ver esse filme!!! Eu nunca tinha ouvido falar nele, mas com certeza é um tema mega delicado e acho que vai ser MUITO bom ser exposto dessa maneira!!

    Um beijo, Na!
    http://www.hamburguesinha.com.br

    • E as interpretações estão maravilhosas, Will Smith está demais no filme <3 <3

  • Lorraine Faria

    não conhecia o filme e amei sua sinopse!!! tipo de filme que eu vou gostar de ver 😉
    beeeijos, http://www.jafomoslegais.com

    • Não sei se já está passando no Brasil, mas fique de olho no lançamento, não perca, pq vale a pena! 🙂
      =***

Translate »