Pelo Mundo

Pelo Mundo: 5 dicas para quem viaja sozinha

by Mani Piñeiro-

Oi oi gente,

Acho que todo mundo ama viajar, não é mesmo? Mas conheço muita gente que não consegue viajar sozinha, muita mesmo. A começar por meu irmão, que não aguenta ficar sem conversar com uma pessoa conhecida, viajar sozinho, pra ele, é quase impossível, acho que ele só encara mesmo se tem uma oportunidade imperdível (ou obrigação – trabalho).

Comigo as coisas já são um pouco diferente. É óbvio que viajar com alguém é ótimo, a diversão é sempre garantida, mas isso nunca foi um impedimento para mim. Quando eu saí de casa por causa do meu trabalho, aprendi mais e mais a ter uma vida onde eu sou a peça importante e aprendi a não deixar de fazer as coisas que gosto pelo simples fato de não ter alguém ao lado.

Eu resolvi, então, trazer algumas dicas para quem quer viajar sozinha, mas ainda não criou coragem e, também, para quem já viaja sozinha por aí, por quê não?

MP_PM viajar sozinha 01

 

 

IMG_2499

 

Uma das primeiras coisas que me perguntam quando eu faço uma viagem sozinha é: “mas e de noite, você fica no hotel?” Não!

É claro que nem todos os dias você quer sair, às vezes você andou o dia todo e vai acordar cedo no dia seguinte, quer descansar, eu já passei por isso. Mas reserve alguns dias da sua viagem e te leve para jantar.

Se você quer ficar mais reservada, peça uma mesa e aproveite para relaxar e jantar com calma. Mas a melhor dica é sentar no bar. Lá você vai poder conversar, ao menos, com quem estiver atendendo, e grande parte das vezes essas pessoas adoram te dar dicas de locais bem nativos para visitar. Assim você sai um pouco da rota extremamente turista, que é o que fazemos sempre com esses roteiros de internet, não é mesmo?

Ah! Não faça a escolha muito segura, tente experimentar alguns pratos típicos, conhecer mais do local.

 

 

 

 

 

MP_PM viajar sozinha 02

 

 

IMG_7337

 

Sim! Fica olhando MESMO os outros… hahahah

Gente, observar como as pessoas de outro local se portam é interessantíssimo. Cada local você vai perceber algum trejeito diferente, um estilo novo… As pessoas são o que definem a cultura do ambiente, é através delas que você vai conseguir entender um pouco mais daquele lugar visitado.

Se você estiver visitando um local que tenha muitos parques (uma bela NYC, por exemplo), escolha um daqueles super frequentados por locais, em um domingão de sol, e faça seu picnic por lá. Além de ser um momento ótimo para colocar em prática suas habilidades com fotografia, você vai se encantar com quanta coisa nova você pode encontrar.. o tempo vai passar rapidinho, aposto!

 

 

 

 

MP_PM viajar sozinha 03

 

 

File_000

 

A grande barreira para grande parte dos viajantes é a língua. Mas pense bem, quando você se esbarra com um turista que não fala o português você faz o quê? Tenta ajudá-lo de qualquer forma possível, não é mesmo? Assim como você, existe milhões de de seres humanos com o mesmo intuito, o de ajudar e promover ainda mais o seu país/cidade/estado.

Nem todos são assim e, sim, você vai encontrar pessoas que não querem te ajudar, ao contrário. Vai encontrar pessoas grosseiras, sim! E o que importa nesse momento é você estar preparada para isso e entender que dias ruins acontecem para os outros também… Deixa essa pessoa de lado e vai conversar com a próxima, não desiste!

Aproveita cada tentativa e vai pedindo para que te ensinem uma palavrinha. Por exemplo: agradece a informação, aproveita a deixa e pergunta: “Ah! e como fala ‘muito obrigado’ na sua língua?”, ou então, “Como posso te desejar um ‘bom dia’ em [insira o idioma]?”

Isso basta para aprender essa palavra e muito mais… 😉

 

 

 

MP_PM viajar sozinha 04

 

 

IMG_2501

Como é isso? Te explico!

Nós estamos tão focados em mapas e guias e endereços quando estamos viajando que esquecemos de simplesmente andar por uma rua e observar os detalhes da região. É assim que acabamos perdendo trabalhos belíssimos de artistas locais ou até mesmo lojinhas e cafés charmosos que valeria a pena conferir!

Isso é uma das coisas que é mais difícil de se fazer quando estamos com alguém. Nossa atenção fica um pouco distraída, direcionada para a outra pessoa, conversando e tudo mais… Então aproveite que você está sozinha e saia fuçando tudinho… o que costumo fazer é perguntar no hotel se a rua é segura para andar (durante o dia, porfa) ou se eles recomendam alguma região para bater perna e conhecer mais da cultura local. Vale ressaltar que você já conhece os pontos turísticos, que você quer algo diferente, não muito divulgado…

Dá certo, vá por mim!

 

 

 

 

 

MP_PM viajar sozinha 05

 

 

 

DSC_1813

E, por fim, lembre-se: turista é turista. Se existe uma “presa fácil” no momento, essa é você. Então não acredite nunca que os outros países são infinitamente mais seguros que o seu, mesmo quando é. Quantas e quantas pessoas já foram roubadas na europa, nos estados unidos???

Tenho uma amiga que teve a bolsa roubada no café da manhã do hotel nos EUA, então não dê mole, não relaxe com as suas coisas. Mantenha elas com você o tempo todo, não deixe na cadeira “guardando o lugar”, nada disso…

Eu sei que vocês estão lendo e pensando “eu sou muito cuidadosa com isso”. Pois saibam que eu também sempre fui, ando olhando para todos os lados ao mesmo tempo, procuro viajar com mochila ou crossbody para dificultar para os outros, e tive meu celular roubado da minha mão nos estados unidos em pleno Halloween enquanto chamava um táxi pelo aplicativo! Então, cuidado MESMO para não acabar com a sua viagem antes da hora, ok?

 

 


 

 

E, aí, vocês viajam muito sozinhas ou isso não faz o seu perfil?
Já está programando a próxima viagem? Me conta para onde aqui embaixo!!

Divide aqui tambémsuas diquinhas de viagens. Se rolar muita coisa nova nos comentários, faço um outro post para divulgar as dicas de vocês e os respectivos blogs! 😉

=*

Comments

comments

Mani Piñeiro

Comments

comments

  • Pingback: Pelo Mundo: Dicas de viagem – MANI_PIÑEIRO()

  • Pingback: Pelo Mundo: As águas brasileiras mais lindas que conheci – MANI_PIÑEIRO()

  • Lorraine Faria

    sozinha viajei uma vez só, para fazer um curso de espanhol em buenos aires. e é isso mesmo, a gente acaba tendo até outra perspectiva do lugar 😀 beeeijo :***

    jafomoslegais.com

  • Karyne

    Ótimo post. Amei as dicas =D

  • Amei seu post, pois tenho pensado em fazer uma viagem sozinha, então as dicas foram bem úteis.

    Beijos/Xoxo.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fan Page Coisitas e Coisinhas
    Instagram

  • Lua Mariano

    Meu sonho é sair e viajar assim, sozinha e livre para conhecer lugares e gente nova.

    Respondi seu comentário no post da netflix, confere aqui.

    Super beijo,

    L. xx

    meumundodalua.com

    • É uma experiência incrível, Lua!

  • Carol

    Nunca viajei sozinha, deve ser muito bacana! Ótimas dicas!
    Hoje no blog eu falo um pouco sobre decoração de festas infantis, espero que goste!
    Beijooooos <3

    Blog | Facebook | Instagram

    • Vou lá conferir agorinha!

  • Adriane

    Adorei as dicas, eu nunca viajei sozinha, mas deve ser uma experiência diferente

    Bjss

    Linda Menina

    • Super diferente e enriquecedora!

  • Thayse

    Eu queria experimentar isso um dia, mas tenho medo. Acho que é muito difícil viajar sozinha sendo mulher, é tão perigoso, sei lá… Fico com aquela sensação de que estou vulnerável, o que é horrível e não deveria ser assim, né? 🙁


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Eu acho que depende muito da escolha do local, Thay!
      E, é aquele tema, não posso deixar de ser feliz porque o mundo está se tornando um lugar triste… eu sigo vivendo e tentando e acreditando…

  • Sou dessas que não gosta de viajar sozinha, mas estou querendo ir pro Chile esquiar e não tenho companhia ):. Namorado ainda não sabe se pode, e minha mãe está enrolada, mas já decidi que eu vou!!!

    Beijos, Love is Colorful

    • É assim que começa, Bá! hahahha
      E tem muita gente boa aí pelo mundo… é bem capaz de você encontrar uma outra brasileira que esteja indo na mesma época que você e aí vocês vão se encontrar lá… 😉

  • Amanda Mércuri

    É um terror mesmo! :S

    Mani, eu sou dessas que não gosta de viajar sozinha! hahaha! Mas adorei as dicas.

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    http://www.amandamercuri.com

    • hahahahha… O importante é sair por aí, sozinha ou não!

  • Inês Silva

    obrigada pelo comentário <3
    eu prefiro viajar acompanhada, mas estas dicas são mesmo boas 😀

    http://www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    • É.. tem gente que não se sente bem viajando sozinha mesmo, aí não adianta, né? Vira um pesadelo!

  • Simone Benvindo

    Só viajava sozinha pra ir da casa do meu pai até na minha mãe, mas tipo é de um estado para o outro. Sempre gostei, mas não tinha novidade. Agora acho que prefiro viajar pra outro país ou lugar novo seja qual for com um amigo. Mas sempre tem sua primeira vez né, vai que a trabalho eu precise, vou numa boa. Amei teu post, por favor fale mais sobre viagens *.* Beijos
    http://www.charme-se.com

    • Começa sempre por causa do trabalho, Si! Pelo menos comigo foi assim! E aí descobri as coisas bacanas <3

  • Nequéren Reis
Translate »